
Os bebês nascidos de parto normal têm uma taxa de “complicações significativamente menor” do que os nascidos por cesariana, de acordo com os resultados de um estudo realizado na Argentina, informou a imprensa local.
“A grande diferença era que os bebês nascidos por cesariana tinham quase o dobro (mais 40 por cento) de transtornos, principalmente respiratórias”, disse José María médico argentino Ceriani Cernadas, consultor do Hospital Italiano de Buenos Aires e autor da pesquisa.
O especialista disse: “Embora a evolução desses bebês tenha sido satisfatória, permaneceram dois ou três dias na unidade de cuidados intensivos, o que interfere no relacionamento entre a mãe e o recém-nascido.
Para desenvolver o estudo Ceriani Cernadas foram comparadas as taxas de complicação de crianças em mais de 2.200 nascimentos.
“As preocupações que motivaram o estudo, foram o aumento progressivo no desempenho de cesárea, que se tornou mais perceptível nos últimos dez anos,” disse o Dr. Ceriani Cernadas.
A pesquisa também indicou que a maioria das cesarias foram realizadas antes de 39 semanas de gestação apresentando assim um maior risco de complicações para o recém-nascido.