A verdade sobre a dieta do chá. Como emagrecer, qual chá utilizar, como preparar.

Dieta do chaMuitas mulheres, e até mesmo homens, procuram diversas formas para emagrecer de forma rápida e fácil. Dentre elas, uma das mais procuradas é a famosa dieta do cha.
A dieta do chá tem concorrentes como os shakes industrializados, dietas restritivas, exercícios físicos e diversos medicamentos que prometem ser emagrecedores.
No entanto os adeptos da dieta do cha apontam outros benefícios, como a melhora de diversas funções vitais e também suas propriedades estéticas.

Qual chá utilizar?

Os chás podem ser divididos em cinco grupos:
  • Desintoxicantes: eliminam as toxinas do organismo;
  • Calmantes: agem no sistema nervoso central, reduzindo a ansiedade;
  • Diuréticos: auxiliam a filtração renal e reduzem a retenção líquida e inchaços;
  • Digestivos: são apontados como capazes de dissolver a gordura ingerida, o que facilita a absorção pelo intestino;
  • Emagrecedores: possuem propriedades, como a cafeína e a catequina, que aceleram o metabolismo contribuindo para perda de peso.
Os chás mais famosos são:
  • Chá de camomila: possui um efeito calmante;
  • Chá de alecrim: usado para evitar gases, ajudar na digestão e também atua como calmante;
  • Chá de babosa:  usado como um chá anti-séptico e anti-inflamatório;
  • Chá da espinheira-santa: usado para distúrbios estomacais;
  • Chá de carqueja: usado para o estômago e fígado. Acredita-se que seja vermífugo;
  • Chá verde: possui propriedades capazes de acelerar o metabolismo, portanto pode ser emagrecedor. Estudos apontam efeito anti-oxidante, que podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e de câncer.
  • Chá preto:  ajuda a prevenir problemas cardíacos e ajuda na digestão de alimentos. Também possui propriedades capazes de acelerar o metabolismo, portanto pode ser emagrecedor.
Estudos publicados no Journal of American Medical Association mostraram que o chá verde também tem efeitos nas prevenções em doenças do coração. O consumo diário também ajuda a prevenir inflamações na gengiva, e até mesmo tumores nas mamas e na boca. Dizem que o chá verde melhora também a memória, porém para a comprovação deste julgamento são necessários mais estudos.
Tanto o chá verde, quanto o chá preto possuem polifenóis que tem um grande poder antioxidante, que possui propriedades que podem ajudar no combate ao câncer. Ainda assim, é importante lembrar que o consumo dos chás nunca pode contar como prevenção única do câncer.
O chá verde, o chá preto e o banchá são extraídos da mesma planta, Camellia sinensis, nativa do sudoeste da Ásia. Os chás variam de acordo com a região, a forma e o método de processamento (natural, seco, torrado, fermentado, etc).

Como preparar a dieta do cha?

Folhas, cápsulas ou saquinho
Erva (folhas), cápsulas e chá de saquinho não são equivalentes. A cápsula tem uma dose altíssima do principio ativo da planta, o que interfere na qualidade do sono e na pressão arterial. Já o chá de saquinho traz várias partes da planta, não apenas aquela necessária para o chá, fazendo assim com que a diminua a concentração dos princípios ativos. Desta forma é aconselhável o uso da erva natural (folhas).
Ingredientes:
1 Litro de água
1 Saco da erva desejada
Modo de fazer:
Esquente a água, deixando-a entrar em ebulição. Assim que ela começar a ferver, faça uma infusão com duas colheres de sopa da erva para cada 1 litro, deixe-a ferver em um recipiente fechado por mais ou menos três minutos. Espere alguns minutos para que as substâncias ativas se soltem na água.

Como é a dieta do cha?

A dieta do cha é feita apenas com a ingestão do chá, que deve ser tomado em seis xícaras diárias, sempre de 5 a 10 minutos antes das refeições.
A lógica por tras da dieta do cha é acelerar o metabolismo e aumentar a saciedade quando ingerido antes das refeições.
É importante lembrar que sempre que o chá for feito, é melhor tomar na hora. Nunca deixe para tomar no dia seguinte, pois o chá pode acabar fermentando.
Quando quiser adoçar o chá, evite o açúcar, pois interferem na ação da erva. Usar mel mantém as calorias, mas pode ser mais saudável. O ideal é sem açúcar.
Os chás não devem ser tomados durante as refeições, devendo aguardar no mínimo uma hora para que seja ingerido. Quando ingeridos durante as refeições ajudam na diluição do suco gástrico, dificultando a digestão.
Mesmo a dieta do cha, não traz resultado sozinha, é sempre importante a orientação de um médico ou nutricionista, alimentação balanceada, e exercícios físicos regularmente.

Cuidados

Por possuírem muito corante, o chá preto e o chá verde são julgados como causadores de escurecimento de dentes. Uma pesquisa feita concluiu que caso haja a escovação correta do dente, e se os chás forem tomados de forma controlada não há com o que se preocupar, basta que não ocorra exagero no consumo dos mesmos.
O chá preto é também a fonte da cafeína, contém polifenóis e vitaminas. Porém o chás preto e verde não são apenas benéficos à saúde, podendo causar nervosismo e insônia, devido as suas propriedades de estimulação do sistema nervoso central.
Pessoas com problemas cardíacos e grávidas devem evitá-los.

Curiosidade

  • Os maiores produtores de chá preto são a Índia e Sri Lanka.