Nariz trancado


É bastante comum que quando se tem gripe, inevitavelmente, se adquira o famoso e terrivelmente desagradável nariz trancado. Entre outros sintomas, estão a tosse, muito comum e que atrapalha bastante. Além de uma produção muito grande de secreção nasal, sempre incômoda e inconveniente.
Contudo, vamos ficar atentos! O nariz trancado pode não significar, necessariamente, gripe ou alguma alergia. No mais das vezes, o nariz trancado é um sinal de adenóide ou a famosa carne esponjosa. Isto pode gerar distúrbios de sono ou dificuldades para respirar, além de habituar a pessoa a respirar pela boca o que, como se sabe, é definitivamente contra-indicado pela maioria esmagadora dos médicos especialistas. Além disso, criança com nariz trancado e secreção com cheiro ruim podem significar algum grão preso nas narinas dificultando a respiração.
O nariz trancado por conta da gripe. É importante explicar que quando o nariz está trancado não é, necessariamente, em razão do acúmulo de secreção nasal. O que ocorre é que a ação do vírus dilata os vasos sanguíneos das narinas fazendo com que o nariz fique invariavelmente trancado. Em casos como esse, o mais indicado são os remédios que contenham princípios vasoconstritores, ou seja, que procedem à contração dos vasos, fazendo com que o ar, finalmente, comece a passar livremente.
Estas substâncias são muito mais indicadas que remédios caseiros. Apesar de parecerem funcionar, estes remédios têm o mesmo risco de toda automedicação: podem causar algum efeito colateral indesejado.