As rosas melhoram a memória

aromaterapia
Ao longo da história muitas mulheres morreram de paixão por um homem que lhes presenteava com rosas, fosse um buque, fosse uma rosa roubada à vizinha. Graças a isso, ela é considerada a flor dos apaixonados, ou do amor, quando é vermelha. Mas não vamos falar do poder sedutor desta bela flor, e sim do poder que ela tem para melhorar a memória, o qual provavelmente seja mais um motivo para ter um vaso cheio delas na sua escrivaninha.
Foi no Centro Médico Universitário de Hamburgo-Eppendorf e na Universidade de Lübeck onde pesquisaram o potencial das rosas para melhorar a memória. Já desconfiavam deste potencial, mas ele não tinha sido testado pelos cientistas.
Os pesquisadores trabalharam com um grupo de estudantes de medicina que tiveram que fazer exercícios de memória, memorizando baralhos na tela do computador, para depois ver o quanto eles tinham memorizado.
Após o experimento, alguns destes alunos inalaram aroma de rosas, para ver quais os efeitos dela na memória. No dia seguinte, quando os pesquisadores foram verificar o quanto os estudantes tinham retido na sua memória, aqueles que tinham inalado o aroma das rosas lembraram as posições do baralho em um 97%, mas aqueles que não tinham inalado este aroma unicamente puderam lembrar 86%.
Com isto comprovou-se que o aroma das rosas melhora a memoria, mas em outro experimento, ele foi aplicado durante o sono, comprovando que neste caso o efeito era melhor.